sexta-feira, 29 de março de 2013

Acordo.

Façamos um acordo :
Faremos tudo,mas tudo mesmo,pelo amor.
Te convido a olhar  de novo para sua família,
olhar mais uma vez as pessoas que caminham pela rua,
olhe mais uma vez para seus desafetos,
mais uma vez para os problemas.

Olhou ?
Então,algo mudou ?
Agora, olhe só mais uma vez,mas faça com amor.
Mudou.O olhar de quem ama muda,faz girar roda emperrada,
faz deter o apressado,faz sorrir quem chorava.

O olhar de quem ama Faz.

Agora ,detenha-se diante dos estúpidos,
dos sínicos,dos hipócritas,dos preconceituosos,dos que mentem.
Detenha-se diante de tudo que te incomoda.
Abra a um sorriso e diga : amo vocês !!!

Só não se esqueça de uma coisa:
nosso acordo é para sempre.


Ofereço esta poesia a Jesus Cristo,que nos ensinou a amar.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Feliciano, a Comissão de Direitos Humanos e a evidência escandalosa de uma fraude intelectual e política

Feliciano, a Comissão de Direitos Humanos e a evidência escandalosa de uma fraude intelectual e política

O Peão tá de saco cheio.

É hoje a audiência pública para tratar de assuntos pertinentes ao Estaleiro BrasFells.O quê é mais importante neste momento ? Em conversa com sindicalistas, trabalhadores e políticos envolvidos na questão ,tirei algumas conclusões importantes.
1-Não existe a menor justificativa para a isenção de impostos que o Município dá para o estaleiro;
2-Qual o real motivo para que tantos funcionários sejam de outras cidades ? Se é por falta de mão de obra qualificada,que  a Empresa trate se organizar para qualificá-los o quanto antes;
3-A quem interessa que existam funcionário "fichas sujas" ? O quê realmente é isto ? Vai acabar logo ?
4-Segundo informações, o salario praticado pelo Brasfells é bem menor do que o de outros Estaleiros.Verdade ou mentira ?
Estas questões já seriam um bom ponto de partida para debates.Mas o que o peão deseja é que as coisas se resolvam,que surjam mais vagas,que o salário melhore,que sejam tratados com dignidade e,principalmente,que o poderoso Sindicato dos Metalúrgicos os represente de verdade : menos interesses políticos e mais conquistas para a peaozada.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Rio do Choro-Poesia de Ulisses.

Não pus o pus
Caramelo fétido
Que corre em seu leito
Entremeados por restos
Nada mais atual do que esta poesia que escrevi na década de 90.
 De construção sub-humana.
.
Urubus brincam sua feiura benéfica
Em meio a pneus e restos de  sujeiras humanas.
Outrora santuário de crianças negras,
E não era a liberdade ?
Vai transeunte,hoje e sempre,
Bater lama no mar.

domingo, 24 de março de 2013

De quem é a culpa ?

Humanos desobedientes,eis o resultado de sua obra!!!!
A lógica de ocupação escolhida pela raça humana para ocupar a Terra foi um erro.Se olharmos as catástrofes, chegamos,fácil,fácil, a esta conclusão.Bom,quanto a isto,não há muito para fazer.Principalmente,se levarmos em consideração de que sobre a lógica da comodidade,facilidade,estes locais eram os melhores.Porém,o que vem a seguir a ocupação humana é que agrava terrivelmente a situação.Os humanos não respeitam a menor regra de proteção do meio ambiente.Assolados pela necessidade de um lado e pela facilidade do outro, os homens vão construindo sua moradias sem a menor infra-estrutura.O que seria infra-estrutura para se construir uma moradia ? No mínimo, deveríamos ter : ruas pavimentadas,energia elétrica,rede de esgoto,escolas, postos de saúde,segurança pública...Hei,fala sério ? Vamos morar onde ? Pois é,triste constatação: este lugar não existe.
O Bairro da Banqueta,onde uma ponte feita para servir a um Bairro Rural acaba de desmoronar,vem sendo urbanizado de maneira frenética.Ruas inteiras vão se formando.Próxima do maior Bairro em termos de população de Angra dos Reis ,a Grande Japuíba,não poderíamos imaginar outra coisa : uma ocupação desordenada e covarde.Mais lixo,mais esgoto,mais pessoas,muitas doenças ,mais violência.É preciso acordar e planejar.Mas as pessoas precisam acordar para a preservação.
Convido os moradores de qualquer cidade deste País para assistir dez minutos de uma tempestade tropical assentado á beira de um Rio.Primeiro virão as garrafas Pet,depois restos de móveis,em seguida paus e árvores arrancadas da margem totalmente assoreada.Todo este espetáculo é aromatizado pelo cheiro horroroso do esgoto que cai "in natura" no leito do Rio.Consequência : transbordo,transtorno e prejuízo para todos os lados.Nossa primeira atitude é detonar os Governantes.A segunda atitude é pensar em mudar de residência.Mas sabe qual seria nossa mais importante atitude ? Mudar nossos hábitos.Há muito que podemos fazer para modificar o meio em que vivemos.
E o Governo ?
Se você faz parte da parcela da sociedade que acredita na transformação da mesma através dos meios institucionalizados,comece a se organizar e cobrar : nas Escolas,nas Associações de moradores, nos Sindicatos,nas Igrejas,nos Partidos Políticos,dos Prefeitos, dos Vereadores,etc.

Agora,se você não acredita em mais nada.Mude para a Suíça.

sábado, 23 de março de 2013

As Viúvas do Jordanismo.

As Eleições de Outubro do ano passado,sacramentaram em Angra dos Reis o fim de 12 anos de governo do PMDB e da família Jordão.Com uma diferença pequena,a Professora Conceição Rabha estabelecia o retorno do Partido dos Trabalhadores ao poder em nossa Cidade.Esta diferença da margem para que uma oposição grande e consistente seja vislumbrada para os próximos 4 anos.E é dela que vamos falar neste texto.
Passado o momento eleitoral,grande parte das pessoas se desligam da política.Escolheram um candidato,foram lá e votaram...fim de papo.Seus interesses passam a ser o de todos,ou seja,que o vencedor-mesmo que não seja o de sua escolha-faça um bom governo.Que a Cidade progrida,gere emprego, tenha bom ensino,a Saúde melhore.Enfim,que tudo dê certo.
Uma leitura atenta do que vem ocorrendo nas redes sociais,dá conta de um grupo seleto,mas firme,que ataca sistematicamente estes menos de 100 dias do Governo da Professora Conceição.Uma leitura ainda mais atenta,mostra,que em sua quase totalidade (cabem aqui as exceções ),este grupo é  formado por pessoas que tinham"cargos comissionados" na era Jordão.É um fato,neguem se puderem.Fazem o seu papel,têm este direito.
Embora,de forma veemente,todos saibam que só perderam o poder por conta de um "desgoverno"encabeçado por um desmiolado Tuca Jordão,não se dão por vencidos.De forma atabalhoada,tentam desclassificar qualquer ação propositiva.Se esquecem que para Governar e imprimir uma marca governamental é preciso tempo.Eu acredito,principalmente, por não se tratar de um governo de continuidade,que seja necessário um ano para tanto.Querem de toda forma dizer que nada dará certo,que o Partido dos Trabalhadores não possui quadro para governar um Município desta envergadura.Se esquecem ,que este mesmo PT , governa o País fazem 10 anos, com índices de aprovação "nunca antes vistos neste País".
O Cotidiano havia dito que qualquer análise séria só seria possível em um ano.Reafirmamos nossa ideia.No mais,sinto cheiro de revanchismo,desemprego forçado...entre outras.

domingo, 10 de março de 2013

Japuíba pede socorro.

Onda de assaltos à mão armada tem deixado a população da Japuíba assustada.Todo dia temos relatos de comerciantes que tiveram seus estabelecimentos visitados por bandidos armados.A tática é sempre a mesma: homens de moto encostam na porta do estabelecimento,um entra de capacete, enquanto o outro aguarda com a moto ligada, pronto para fugir.Até quando ?
Está marcada para a próxima semana uma manifestação dos comerciantes.Esperamos que os responsáveis pela Segurança Pública em Angra estejam presentes.Precisamos de respostas concretas.Sabemos que o número de policiais é pequeno,e que tem ficado ainda menor com o projeto de pacificar a Capital do Estado para os dois grandes eventos que serão realizados: Copa do Mundo e Olimpíadas.Nós é que pagaremos o preço ?
Quem vive na Grande Japuíba aguarda ,com muita urgência,um choque de ordem pública em nossos Bairros.A nova a Prefeita ainda não se posicionou de como irá se portar em relação a tantos problemas que enfrentamos: esgoto a céu aberto,transporte caótico,muitos postos de saúde,mas poucos profissionais.Enfim,a periferia sofre.O povo está impaciente.
Uma coisa chamou muita atenção : a Ampla colocou diversos novos postes na rua Prefeito João Galindo.Todos achavam que os poste, que lá se encontravam ,seriam retirados.Resultado : nossas calçadas ,que já eram apertadas, ficaram intransitáveis.Pessoas colocam placas de seus estabelecimentos comerciais, nas ruas, para marcarem vagas para seus carros...é o caos generalizado.
Socorro!!!!!!