sexta-feira, 18 de julho de 2014

Amigos,indico para todos ,o companheiro Paiva para Deputado Estadual.

O companheiro Paiva é Vice -Prefeito de Volta Redonda.Funcionário público estadual,o companheiro já teve 3 mandatos como Vereador na Câmara Municipal de Volta Redonda,sendo o mais votado nas eleições de 2008.
Peço aos amigos do Cotidiano que examinem com carinho este companheiro.Todos sabem do meu compromisso em apoiar gente honesta e compromissada com as lutas sociais.Paiva é um desses!!!

domingo, 13 de julho de 2014

FUTEBOL É COISA SÉRIA.

A Copa das Copas terá seu fim hoje.Tivemos momentos brilhantes dentro dos campos e amargamos uma decepção enorme com a Seleção Brasileira.Muitas lições podem ser tiradas.Uma delas é entender o quanto este jogo de bola é importante mundialmente.Ufanismo à parte,o Brasil continua sendo Pentacampeão.Porém,demos prova que,dentro de campo,estamos em franca decadência ou,quando muito,estagnados.
Para o papo rolar de forma franca,não vejo jogador de futebol como herói.Assim como,também não acho que Bombeiro,Médico,Professor,o sejam.São pessoas que escolheram suas profissões,se ganham mal,correm riscos,se esforçam muito ,foi a escolha que fizeram e pronto!Quando vejo alguém revoltado com os valores dos salários dos atletas de futebol,percebo que estas pessoas não sabem a dimensão da indústria da bola.O quanto de dinheiro  um jogador de futebol faz girar.Farei,a grosso modo,uma exposição deste quadro.Comecemos pelo material esportivo.Você tem noção de quantas chuteiras,calções,caneleiras,meias,camisas,bolas iguais a que o Neymar Jr usa são vendidas mundo a fora? Só para nos situarmos,um clássico num dia de Domingo no Maracanã ,envolve diretamente, trabalhando, em torno de 5 mil pessoas.Um jogo de futebol pode render comercialmente, em um dia apenas,o correspondente a tudo que se ganha comercialmente em um mês em uma cidade de pequeno porte.Vou ficar apenas nestes exemplos;entretanto,quando você parar em frente a TV para assistir um jogo do seu time de coração,observe quanta coisa está envolvida e que você é parte integrante deste sistema bilionário.Nada mais justo que os artistas deste espetáculo sejam muito bem remunerados.
Nestes tempos de "teorias da conspiração" nas redes sociais,devo dizer que a vida é como ela é.Não se iludam, a verdade é cristalina.Esta é a roda da vida,que tem uma força gigantesca.Tentar girá-la ao contrário,pode ser decepcionante e acabarmos esmagados pelo sistema, no final das contas.Concretamente,podemos afirmar que o futebol é um"NEGÓCIO" sério.Dentro de campo,devemos dar asas as nossas emoções e fantasias.Entretanto,fora dele,o momento é de muita reflexão.Uma mudança importante, poderia ser a criação de uma LIGA,a exemplo do que fez o futebol Alemão.A Copa das Copas deixará arenas moderníssimas para um futebol que ainda está preso a uma infinidade de coisas ultrapassadas.Contudo,uma coisa é certa: o momento reúne todos os elementos para que se realizem grandes transformações nesta imensa indústria futebolística.

sábado, 12 de julho de 2014

ELEIÇÃO É COISA SÉRIA.

Se te perguntarem quantas vezes você já votou e em quem você depositou sua confiança ao longo da sua vida,você se lembraria? O primeiro voto,os últimos? Então,sabe de cor? Vamos um pouquinho mais além: você sabe o "porquê"votou em seus escolhidos? Se lembra,as motivações foram sempre as mesmas ou,pelo menos,parecidas?
Estas perguntas todas te deixaram tonto? Pois é,não era para ser assim! Era para o eleitor saber para quem votou,as motivações.As razões que nos levam a depositar confiança em um candidato, não deveriam variar muito do conjunto de qualidades que vou elencar: preparo,honestidade,projeto e representação social.Uma análise mais profunda destas motivações ,poderiam nos levar a outras qualidades inerentes a estas.Mas,nunca muito distante disto.Porém,desgraçadamente,estamos longe de fecharmos esta equação.Pelo contrário,nossos votos são,quase sempre,afetivos,econômicos,resultantes de favores.Daí, estarmos tão confusos na busca por uma retrospectiva histórica de nossas escolhas passadas.Somos reféns de nossas próprias necessidades e escolhas.Este é o motivo pelo qual nossa democracia está tão contaminada em sua busca por plenitude.Se somos tão volúveis,de que forma podemos exigir firmeza de nossos eleitos?
Mais uma disputa ferrenha se avizinha.São muitos nomes,muitas propostas,muitos partidos políticos,muitas mentiras,muita grana,muitos interesses.E você? Você é dono de só um voto.Aparentemente,sua escolha não influencia nada.Mas o problema está exatamente nas aparências! Seu amigo que trabalha para o candidato x,aparentemente,não influenciará nada;o pré-candidato a político que pede seu apoio para o candidato y,também não;o Pastor ,o Padre,o Presidente do Sindicato de classe,o líder comunitário,eles,aparentemente,não mudam nada.Ledo engano eleitor,está turma,via de regra,têm interesses inconfessáveis.Pautam sua vida,sem que você se dê conta.Te induzem ao erro,pois para eles,hipocritamente,já está tudo resolvido em seus acordos espúrios.Aqui,fazemos uma pausa para dizer que existem sempre as exceções à regra.Que isto fica bastante claro.
Sabe como não deixar que isto ocorra? Faça suas escolhas pautado em informações sólidas,perca um tempinho interrogando e investigando sobre a vida pregressa dos proponentes.Sua crença,sua formação intelectual,sua participação social,sua vida financeira,sua ficha jurídica,sua história familiar.Como diz o título da postagem: eleição é coisa séria.Se mesmo depois de tudo isto,seu escolhido não cumprir o que você esperava dele como homem público,pode ter uma certeza: você vai dormir em paz! Mas,se por ventura,você votar em quem não reúne estes predicados,aí sim,você tem grande participação nos desmandos costumeiros deste País.Pode ter certeza,é uma questão de consciência.Prepare-se ,eles estão vindo aí!!!

terça-feira, 8 de julho de 2014

PRESERVAÇÃO.

Quanta dor é possível sofrer um ser humano? Quantificar a dor ,não me parece fácil! Principalmente,quando a dor vem de forma inesperada.O quê fazer quando tudo que planejamos é interrompido abruptamente? Resposta precisas,não creio que haja,mas é preciso viver na real expectativa  que,de um instante para o outro,tudo pode desandar.É neste contexto que descobrimos o quanto estamos preparados para a vida e suas ciladas.Se é que isto seja possível!
Se vivemos em busca de triunfos,sem entendermos que a vida vai nos frustrar em muitos momentos,vamos nos amargurar até ficarmos deprimidos.Entender a realidade da vida é um remédio poderoso para não sucumbirmos aos percalços da existência.Uma boa  medida é não colocar expectativa demais nas pessoas.Gente é propensa a humores,paixões,devaneios.Um ser humano envolto em paixões,se entrega fácil no imediatismo das coisas.Em busca de prazer,pouco se importa com o rastro de decepção e dor que vai deixando pelo caminho.Corações dilacerados começam a desfilar suas dores em público.Não entendemos os direitos alheios.Desesperadamente, bradamos aos quatro ventos: eu não merecia isto! Claro que não,mas,agora,isto não faz a menor diferença.É preciso aguentar o tranco ,e,nem todos estão preparados para tal.
Amo  cuidar de minhas plantas,do meu cachorro ,do meu lar.Tenho em minha família meu porto seguro.Confesso que convivo com medos permanentes.Tenho a vida que não sonhava,mas não a vivo como um sonho.Há uma realidade consistente no meu dia a dia: tenho que amá-los,expor este amor,dividi-lo permanentemente.Por sermos um lar Evangélico,sei que temos algumas raízes profundas,mas não desconheço que o cotidiano e a maldade humana podem passar por cima de nossa felicidade como um trator.Vigio e oro quantas vezes for preciso.Não creio que suportaria a dor de perder a família que contruí.Por isto,me antecipo aos problemas.Fico atento ao desenho de nossa convivência,no desenrolar de nossas fraquezas.Não quero ter que procurar ,nos escombros de nossas vidas,forças para reconstruir algo que meu descuido deixou desmoronar.Preciso me antecipar ao universo de dor,pois não sei se resistiria à truculência que o demônio impõe a quem descuida.

sábado, 5 de julho de 2014

Um instante apenas!!!

O burburinho da arquibancada não silenciou.O joelho algoz chegou firme rumo ao corpo indefeso,poderia ser um pouco mais à direita,mas tinha um destino certo,uma sina anunciada.Doeu em 200 milhões este golpe repentino.O corpo do ídolo no chão não trazia a legenda do que mais tarde confirmaríamos: foi certeiro,definitivo.Na arena,a guerra tem seus limites,mas quem mantém a ordem estava perdido no meio de tanta responsabilidade.Não viu,não sentiu,não puniu.O golpe desferido colocou fim ao sonho do menino.Suas acrobacias,suas cambalhotas,suas fugaz necessárias, não puderam ser usadas.Foi um golpe desferido da única forma em que um gênio não pode se defender: pelas costas.A forma sublime em que os covardes escrevem suas obras.
O coletivo brasileiro vai precisar entender que perdeu o dono da batuta.Porém,a orquestra segue em desalinho o compromisso de cumprir o que dela se espera: fazer sonhar seus exigentes espectadores.Aquele que rolou de dor era o dono da fantasia,fazia solos improváveis,trazia em seus ombros, recém saídos da puberdade,a responsabilidade dos grandes.Num instante apenas,ficamos sem nosso solista.Mas posso sentir que o cheiro de sua genialidade perfumará os que enfrentarão os frios Germânicos.Vamos para a luta com uma vértebra  quebrada,mas com 200 milhões de corações confiantes.Os gênios fazem a diferença mesmo quando são obrigados a se retirar de cena,pois sua ausência causa a necessidade da superação.As lágrimas de nosso craque moleque, que molharam o gramado da intermediária do Castelão,vão rolar de alegria numa triunfal tribuna da vitória no templo máximo do futebol,no Maracanã.A violência não tem o direito de destruir nossos sonhos.Assim será!!!!