sábado, 17 de março de 2012

Reflexões.

Pagar o preço por ter opinião sempre fez parte da minha história de vida.Amigos me cobram uma postura mais imparcial,acham que não deveria me expor tanto.Confesso que quando ouço minha turma atual, fico pensando como se sentiriam na minha presença nos anos 80.Lá sim, eu era violentamente tronculento com quem agia ou pensava minimamente diferente de mim.Era um esquerdista imperdenido, que dividia a Faculdade com a contra-cultura, com o movimento estudantil e partidário.Me alimentava com ódios permanentes contra o status quo, contra o sistema político militar que já agonizava e a burguesia.
Quando vim para Angra no final dos anos 80, trazia comigo toda essa rebeldia.Mesmo sendo Cirurgião Dentista procurava frequentar os locais alternativos de uma Angra em ebulição política com o início do Governo petista, do qual eu era parte integrante.Mas percebi logo, que a cidade não estava preparada para um governo de esquerda-principalmente devido ao fato de que muitos que compunham o Governo Petista eram militantes de fora.Havia na sociedade angrense um sentimento de derrota, pensavam que éramos usurpadores de tudo, nos olhavam na rua com um misto de indiferença e ódio.Já com alguns anos vivendo em Angra, percebi a causa daqueles sentimentos: a vitória petista não foi construída em etapas, foi num arroubo eleitoral que jogou no colo do Partido local o poder da cidade.Isto tudo deixou marcas que existem até nos dias de hoje.
Eu mudei, mas mudei demais.Angra mudou, mas mudou muito.Os Partidos mudaram,perderam ideologias e importância, viraram um grupo de pessoas que se unem no ano eleitoral, objetivando montar uma nominata na proporcional que alcance o quociente eleitoral e , na majoritária, consigam um espaço no mandato do Governo que vencer as eleições.Fatos que assisto de modo dolorido, sinto falta da ideologia, eu sempre tinha uma pra viver.São tantos os interesses na política atual, que por vezes fico tonto, sem compreender o que faço nesse meio.Mas estou feliz , seguro, e cheio de esperanças para os novos tempos que se apresentam no meu horizonte.Deve haver algo de positivo para fazer com estes mais de 800 milhões de arrecadação de Angra.Além do que, não quero perder estes antigo e insistente ato de ter opinião sobre as coisas e, claro, pagar o preço por ela.

Nenhum comentário: