domingo, 28 de outubro de 2012

Angra nos Trilhos.

Na teoria maravilhosa,mas na prática,será que é possível ? Este foi o primeiro sentimento que tive ao ler a entrevista feita pelo excelente jornalista Andrei Lara com a Prefeita Eleita Conceição Rabha ,feita pelo Diário do Vale.Muita objetividade de ambas as partes,tanto pelo entrevistador,quanto pela entrevistada.
Me surpreendeu em ver o quanto tem em comum os Planos de Governo do PT e do PMDB.Fato este,que demonstra que tanto o Fernando,quanto a Conceição, fizeram uma boa leitura das carências de nosso Município.Lixo, Transporte dos Ilhéus,Saúde,Educação,Moradias,Desemprego, estiveram no centro das cobranças da população angrense durante a campanha e ainda que o Jovem e a Mulher angrense cobram por muito mais atenção.
Na entrevista pudemos ver uma Prefeita firme em seus propósitos,com uma visão moderna da relação entre os poderes.Porém, não acredito que, na prática, nossa futura Prefeita acredite que terá sucesso se não tiver controle sobre nosso Legislativo .A composição da futura mesa diretora,nas breves conversas que tive com alguns atores desta cena política,já mostra uma Conceição em franca atuação no processo.Será possível montar uma mesa favorável sem que se faça algumas barganhas ? Daremos tempo ao tempo.
Com relação ao trânsito, quem acompanha o Cotidiano, sabe que já falamos algumas vezes por aqui no "rodízio de placas".Fiquei muito feliz em ver que o projeto que venho desenvolvendo para que o "passageiro cidadão" fosse estendido para a Ilha Grande esteja nos planos da Prefeita.Com relação à Saúde,prefiro esperar os rumos que serão dados,devido a complexidade do assunto.Apenas espero que sejam respeitadas as preconizações do SUS.Principalmente a que diz que quem está mais próximo do problema seja responsável por resolvê-lo.
Com relação à criação de Universidades,reitero aqui que já temos um grande número de pessoas formadas que não exercem suas profissões.Portanto,sempre defenderei a criação de Cursos Técnicos e Profissionalizantes, o que considero seja a maior carência de nossa cidade.Mas cada um vê de uma forma,tem gente que acha uma conquista terminar o terceiro grau.Na minha modesta opinião, só vejo vantagens se for para ter campo de trabalho e uma boa remuneração.
Falou-se ainda em despoluição da Praia do Anil,dia do "Bota Fora", Meio Ambiente,Redução de CCs entre outros.Porém, o quê o povo angrense espera mesmo da Futura Prefeita é que a mesma coloque Angra nos trilhos, mesmo que os veículos leves sobre trilhos( VLT ) não saiam do papel.