sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lições de Campanha.

A campanha para Vereador é muito dolorida, o candidato que leva a sério a campanha, sai de casa pela manhã e retorna tarde da noite,invariavelmente muito confiante.Em suas andanças, várias famílias são visitadas,sempre com alguém que tenha algum laço de amizade ou parentesco com aquelas pessoas.A cada dez casas que são visitadas,em oito se ouve um sim,frases do tipo: "pode contar com a gente,é para ajudar o João,estamos juntos".Daí o fato de encontrarmos vários candidatos contando com mais de mil votos-me incluo aí-.Mas o quê leva as pessoas a isto ? Em alguns casos a educação, a necessidade de não contrariar um amigo ou parente, em outros o oportunismo de imaginar que o pretendente possa vencer a eleição e precisar dele lá na frente e, ainda, a falsidade de grande parte das pessoas.Mal sabe as pessoas que tudo que um candidato precisa na caminhada eleitoral é de ouvir a verdade,mesmo que seja um não.
Mas o quê tem levado o eleitor a decidir pelo candidato A ou B ? Sem medo de errar posso responder com três palavras: favores,dinheiro e parentesco.Uma coisa salta aos olhos em Angra, desde Raúl Alevato, sempre há um Vereador do Sindicato dos Metalúrgicos-desta vez temos dois.Ficaria maravilhado se este sucesso se devesse ao trabalho sindical dos mesmos,mas não se trata de nada disto,trata-se,infelizmente, do fato  destes sindicalistas terem em suas mãos ,mesmo que seja uma inversão de valores,o acesso de trabalhadores ao Estaleiro.Alguém aí se atreve a negar este fato ?
Existem exceções ? Claro que existem...mas são muito raras.O eleitor ,de um modo geral, não quer saber de projetos, da vida pregressa do candidato, se é ficha limpa, nível de formação acadêmica, se está preparado .Nada disto nos é questionado na caminhada.Apenas alguns realmente nos cobram estas importantíssimas características.
Tivemos grandes mudanças na Casa Legislativa,esperamos que tenham compromisso com o povo e que façam leis e fiscalizem o Executivo.Boa sorte a todos os eleitos.