sábado, 22 de junho de 2013

Pode ser a última chance.

Comecei olhando com muita desconfiança estas manifestações.
Quem militou de verdade deve,assim como eu, estar meio confuso.Antes de irmos para as ruas com nossas reivindicações,passávamos e repassávamos todas as possibilidades,nada podia dar errado.Normalmente, éramos poucos e mal vistos.Não era fácil.Termos muitas pautas era impossível,avançávamos um passo de cada vez,quando avançávamos!!!!
Fui sendo tomado de uma alegria e esperança absurda.Fitei a TV com confiança e disse: olha quantos jovens !!! Detectei que haviam ideologias diversas,grupos diversos,mas um só objetivo : mudança.Por um instante me veio uma frase da Banda Cidade Negra,muito poética,porém, derrotista : " nossa indignação é um pássaro sem asas, não ultrapassa a janela de nossas casas".Como sonhei em enterrar esta máxima,quando ainda era jovem.Vi uma massa desorganizada realizando um sonho que todos os movimentos sociais de que fiz parte não conseguiram dar vida.O povo está nas ruas,mas e agora ?
Tenho dormido e acordado com esta pergunta na cabeça: o que será da Pátria Amada ? Este sopro de vida dará um resultado positivo no próximo pleito eleitoral ? O Senador Cristóvam Buarque disse  com todas as letras que nossos métodos estão superados,que Partidos Políticos talvez já não sejam mais importantes e que precisamos, urgentemente, acharmos algo novo para colocarmos no lugar do que fizemos até hoje.Mas o quê ?
Sei que a juventude achará caminhos,uns espinhosos,outros nem tanto,mas é regra para a juventude avançar.Muitos transformaram as feridas do passado em coisas positivas,outros ficaram com marcas insuperáveis.Estas dúvidas alimentam em mim um tenebroso medo.Medo de que não dê em nada.Medo de  que surja um "Salvador da Pátria".Medo de estar com medo.Mas o maior medo que tenho é de que vença a violência, a desilusão e que caiamos num vácuo ideológico.
Espero que meus medos se transformem es mudanças profundas.Que o povo tome em suas mãos as responsabilidades que empurram para os governantes.Entendam que o momento é agora,pode ser a última chance.