terça-feira, 6 de maio de 2014

"TODO MENINO É UM REI,EU TAMBÉM JÁ FUI REI".

Conviver com as tendências na adolescência é quase que uma necessidade,mas o tempo passa,você cresce,seu olhar muda.Entretanto,olhando lá naqueles tempos,podemos encontrar os motivos de tantas frustrações.Em meio a avalanche de questões que têm sido impostas para nossos meninos,a necessidade de ser grande cada vez mais cedo,tem causado um estrago irreparável.Menino tem que ser menino! Devemos moderar nossas exigências,para o bem de todos.Projetar muita coisa no seu descendente,também causa muitas frustrações.Soltá-los ao seu bel prazer,também traz sérias consequências.Onde estão os limites? Você sabe?
Bem sei que a inquietação própria da juventude cria um confronto perigoso entre quem educa e quem precisa de educação.Também sabemos que os tempos mudam,costumes mudam.Querer impor a educação que tivemos à esta molecada cibernética,se torna algo irracional.Numa máxima muito comum, a relação é assim: eles querem toda a liberdade,mas não querem os compromissos.Acham que ainda têm muito tempo pela frente para se preocuparem com isto.Mas,num piscar de olhos,podemos,ambos,ter perdido a possibilidade de ter dado rumo certo pra coisas.Vai ficar difícil corrigir o rumo errado que seu adolescente seguiu e sua juventude pode se tornar um tormento.Convivi 
 com jovens abastardo,é assim nos Colégios Particulares e nas Universidade Públicas.Tendo sido menino pobre,estudei em escolas públicas todo o primeiro grau,depois passei por uma escola referência em MG.Vi os dois lados.Mas,são os dias de hoje,que me angustiam muito.
Trabalho,congrego e moro num bairro pobre.Fico olhando os meninos e suas brincadeiras,as músicas que ouvem, a língua que falam.Fico observando seus pais saírem cedo para o trabalho,voltando extenuados no final do dia.Os vejo com suas camisas desbotadas da escola pública,indo e vindo,ficando com boa parte do seu tempo de vida ,ocioso.As tendências de hoje são conflitantes,as músicas são de qualidade duvidosa,as vestimentas são estranhas,mas um cara com minha visão,provavelmente,teria pensado o mesmo dos jovens de minha geração.São as tendências! Mas não são elas que me preocupam,elas passam.O quê realmente me consome é saber que as coisas que serão definitivamente importante para a formação deles não estão sendo oferecidaS por ninguém.A escola não esta preparada,os pais não estão preparados e quase não possuem tempo para educá-los.Eles estão colocando no lugar que está vazio,uma série absurda de bobagens.Tristemente,descobrimos que os heróis deles são pessoas que esmagam as outras nos octógonos,que traficam drogas nas periferias,que produzem rimas paupérrimas em ritmos  musicais sensualizados.As redes sociais dão uma dimensão do que eles pensam do dia a dia e do futuro.De fuga em fuga,logo,logo,estarão na idade de assumirem responsabilidades,sem a menor bagagem.
Eles não acreditam nos sistemas.Acham que nada mudará.Com estas coisas na cabeça,exacerbam-se atitudes violentas.Assim sendo,vamos contando os meninos que vão sendo exterminados,como minha mãe esmagava com as unhas os inúmeros piolhos que insistiam em povoar minhas madeixas na primeira infância.Nossos jovens são vítimas e vitimados.Eu temo pelo futuro do País!