domingo, 25 de março de 2012

Amop: Nossos deveres e nossas responsabilidades.

Breve Relato do caminho que fizemos até a Presidencia da Amop.
 Em Setembro de 2005 fui contratado para prestar serviço como Cirurgião Dentista na ESF de Provetá.
Em Junho de 2006 fixei residência na Comunidade ao me casar com uma filha da Comunidade.Onde construímos um a residência na Travessa Boa Vista.
Em 2007,a pedido da Comunidade, concorri ao cargo de Presidente da Amop pela chapa 1.Fomos derrotados por 1 voto, numa eleição cheia de irregularidades-bêbados votaram ,menores de idade votaram,o número de votantes não conferia com o número de votos, entre outras coisas que sepultamos.
A chapa vencedora ficou 2 anos  e meio na direção, quando foi preciso fazer uma Assembléia Extra ordinária para que os mesmos realizassem uma nova eleição, tendo em vista que o mandato é por 2 anos.Neste período toda a comunidade reclamava o fato de nada ter sido feito, nem a porta da Amop foi aberta.
Foi realizada uma nova eleição e a chapa que nós encabeçávamos saiu vencedora por mais de cem votos em 334 votantes.
Nossa primeira atitude foi transformar o salão comunitário em sede da Amop. As condições em que se encontrava o salão comunitário eram deploráveis.Pintamos , limpamos e partimos para aparelharmos nossa nova Sede da Amop.Lá colocamos 40 cadeiras universitárias, uma máquina de Xerox,7 computadores e o mais importante, daquele dia para cá as portas estão permanentemente abertas, com a Diretora Social , Senhora Rutinha ,sempre trabalhando.
Lá já foram realizados vários cursos de capacitação profissional-pintura industrial, elétrica predial, compostagem..ainda temos aula de inglês.Com os computadores que ganhamos da Tecnip, montamos um curso de informática que conta hoje com 120 pessoas em processo de aprendizagem.Todos os cursos dão seus respectivos certificados.
Passamos a realizar reuniões mensais com a comunidade, onde fazemos análises sobre o funcionamento do Posto, discutimos nossas necessidades, de onde partimos para as ações que são nosso dever.Durante um ano, apenas não tivemos reunião em Novembro e Dezembro-em função de uma agressão, seguida de ameaça de morte que sofremos no Dia das Crianças.Neste dia, promovemos em conjunto com a Escola Pedro Soares uma festa que as crianças nunca tinham tido antes, com distribuição de mais 300 brinquedos, sorteio de uma Bicicleta,destribuição de cachorro quente, refrigerante e bolo.
Fiz esta introdução para que quem acompanha o Blog possa ter uma idéia de nosso trabalho, pois os que moram na nossa comunidade, em sua maioria, quando não têm interesses e compromisso com políticos, nos apóiam em nossas ações.Mas tem pessoas que não entendem que a Associação de Moradores não tem, por si só,força para mudar algumas situações.Podemos pedir a imediata reabertura da Escola Pedro Soares, mas não podemos fazê-la.Podemos fazer ofício pedindo a reabertura do DPO, mas não podemos reabrí-lo.Podemos pedir o calçamento na Fazenda, mas não podemos calçá-la.Podemos lutar para colocarmos a antena para celular, mas dependemos de dinheiro para isso.Podemos cobrar do Estado a imediata realização da obra de tratamento do esgoto, mas...Podemos pedir, suplicar um subsídio para resolver o terrível problema do nosso transporte, mas dependemos de forças maiores.
Agora, desafio aqui quem diga que não fizemos nada para que isto fosse resolvido.Tivemos reuniões no RJ,Volta Redonda, nas Secretárias da PMAR, com o Comando da Pm,com o Inea, sempre gastando dos nossos próprios recursos.
Só para concluir, realizamos com apoio do Deputado Zoinho um Curso de Moço de Convés para 70 pessoas, curso esse que, se não fosse pedido por nós , não seria realizado.
Sei que boa parte da comunidade esta satisfeita.Isto me consola.Vamos deixar para nossos sucessores uma Amop sem dívidas e com mais de 15 mil reais de patrimônio.Para quem recebeu uma Amop com um salão cheio de bichos e de sujeiras, acho que já fizemos algo.

Uma coisa eu digo: só quem é Presidente de Associação de Moradores, sem fazer barganhas políticas,
sabe o trabalho que dá.Mas foi escolha minha, vou trabalhar até o fim do meu mandato com muito carinho e dedicação.

EU JÁ TE DISSE ?