segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos Professores ,com Carinho.

Não existe melhor forma de homenagear os Professores do que relembrando a importância que eles tiveram em nossa vidas.Para quem como eu ,na primeira metade da vida, só se dedicou aos estudos,falar de professor é contar uma grande parte de nossa história de vida.Tive professor louco,gay,revolucionário,visionário,carrasco,enrustido,enfim, teve de tudo na minha caminhada estudantil.
Para início de conversa ,vamos falar do primário .Até hoje me lembro da cara sisuda e poderosa da Professora Maria da Penha, olha que naquele tempo ainda valia arranhões.Mas para me disciplinar só mesmo com castigos e,vez ou outra,arranhões.Porém,foi Maria da Penha que viu em mim,numa escola pública do interior de Minas , um potencial que o futuro tratou de confirmar.
Já no ginásio,tive professores muito interessantes: Professora de Inglês, Rute ,que nos fazia orar o Pai Nosso num Inglês macarrônico, e não é que o faço até hoje,inclusive cometendo os mesmos erros daquela época; o Professor de Educação Física,Moacir,que me fez acreditar que podia ser um craque de bola,só ele mesmo!!!!! Mas nunca sairá da minha memória o Diretor da Escola Estadual de Manhumirim,Professor de Química e Sargento aposentado do Exército,Washimgton,carinhosamente chamado de Ostinho.Esse cara me mostrou que estava no caminho errado e que poderia jogar no lixo um futuro promissor.Poderia ficar aqui contando um milhão de acontecimentos do meu périplo pela Escola Pública no interior de Minas Gerais,mas se o negócio é homenagear,vamos virar a página de minha vida.
Aos 15 anos me vi pela primeira vez em uma Escola particular.Que loucura,era o Colégio dos Jesuítas,o melhor Colégio de Juiz de Fora, lá convivi com os professores mais bem preparados que já tinha visto.Tive aula de História com Paulo Delgado,que depois se tornou meu amigo,me apresentou à política e ao Partido dos Trabalhadores e foi Deputado Federal por 4 mandatos;tive aula de Matemática com o lunático Willian Hallak,nos chamava a todos de Zebedeu, e não é que aprendíamos com facilidade a tão terrível Matemática;tive o Professor de Geografia, Juarez,gay, que cunhou uma frase interessante,"toda forma de amor é vá
lida,desde que seja amor";tive três Professores Padres que foram um caso à parte,eram Espanhóis e trouxeram uma roupagem moderna para minha provinciana mentalidade.Minha experiência no segundo grau foi maravilhosa,pois os mestres eram fabulosos e acabei passando muito bem colocado para Odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Na Faculdade de Odontologia teve de tudo: Professor genial,Professor que nunca aparecia,Professor milionário....mas marcou a mim e a todos um tal de Maçanzinha,apelido dado ao Professor de Patologia 7,o cara dava aula no escuro,fumava o tempo todo e trancava  a porta e as janelas de sala de aula,para piorar falava de forma inaudível,mas era um gênio.É claro que devo ter esquecido de alguns,mas, na média, foram brilhantes.Na verdade,escrevi este texto todo como pretexto para agradecer a quem me fez o homem que sou.Muito obrigado,vocês foram maravilhosos.
Este último parágrafo terá um agradecimento especial.Agradeço ao meu Padastro, José Alexandre Nadur,o homem que por diversas vezes me incentivou a me dedicar aos estudos e muitas vezes esteve comigo à mesa para me ajudar nos deveres de casa.