quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Família é para sempre.

O tempo passa numa velocidade quase inacreditável.As coisas mudam, os sonhos mudam, os amigos mudam.Tudo muda, mas existe algo imutável : sua família.Olhamos para uma foto antiga e percebemos que muitos que estavam nela já se foram,sentimos falta de tios ,primos, dos avós e,as vezes, de nossos pais que já se foram.Sangue do nosso sangue,gente que amamos e que nos amam incondicionalmente.Pelo menos, deveria ser assim.
Quando ainda somos jovens ,olhamos para nossos pais como um porto seguro.Aconteça o quê acontecer, eles sempre estarão exatamente onde precisamos nos momentos de dificuldade.É como se fosse obrigação deles nos defender e proteger.Em nossas atitudes egocêntricas,transformamos nossa família em bóias de salvação.Nem um muito obrigado achamos que temos de dar.Mas a família está ali,exatamente onde precisamos nos momento de aflição.
Sabe quando entendemos o tamanho de nossa família ? Quando há uma ruptura qualquer : morte, separação,quando nos casamos...é barra nos darmos conta de que eles não estão mais ali `a nossa inteira disposição.Uns vão ficando pelo caminho por opção, outros por razões existenciais e ,ainda,por questões absurdas.Olho para minha amada família e me dou conta de que passei por tantos processos desnecessários que tenho vontade de sair correndo para o passado e pedir perdão.Mas tenho plena noção de que isto não é mais possível.Uns se foram,outros já nem dão importância para o ocorrido.De certa forma,nem tem cabimento olhar para trás.
Olhando pra frente, sinto que tenho mesmo é o dever de evitar mais rupturas.Abraçar a todos quando estiverem ao alcance de meus braços, falar palavras de amor e sabedoria quando eles me puderem ouvir,ouví-los com toda a atenção do mundo e entender que família vai além de laços sanguíneos.Tem gente na foto amarelada que insiste em estar lá há anos ,mesmo que não tenha nenhum laço com  a família,mas permanesse firme em toda nossa história de vida.
Tenha cuidado, e siga olhando para frente e amando.