domingo, 24 de março de 2013

De quem é a culpa ?

Humanos desobedientes,eis o resultado de sua obra!!!!
A lógica de ocupação escolhida pela raça humana para ocupar a Terra foi um erro.Se olharmos as catástrofes, chegamos,fácil,fácil, a esta conclusão.Bom,quanto a isto,não há muito para fazer.Principalmente,se levarmos em consideração de que sobre a lógica da comodidade,facilidade,estes locais eram os melhores.Porém,o que vem a seguir a ocupação humana é que agrava terrivelmente a situação.Os humanos não respeitam a menor regra de proteção do meio ambiente.Assolados pela necessidade de um lado e pela facilidade do outro, os homens vão construindo sua moradias sem a menor infra-estrutura.O que seria infra-estrutura para se construir uma moradia ? No mínimo, deveríamos ter : ruas pavimentadas,energia elétrica,rede de esgoto,escolas, postos de saúde,segurança pública...Hei,fala sério ? Vamos morar onde ? Pois é,triste constatação: este lugar não existe.
O Bairro da Banqueta,onde uma ponte feita para servir a um Bairro Rural acaba de desmoronar,vem sendo urbanizado de maneira frenética.Ruas inteiras vão se formando.Próxima do maior Bairro em termos de população de Angra dos Reis ,a Grande Japuíba,não poderíamos imaginar outra coisa : uma ocupação desordenada e covarde.Mais lixo,mais esgoto,mais pessoas,muitas doenças ,mais violência.É preciso acordar e planejar.Mas as pessoas precisam acordar para a preservação.
Convido os moradores de qualquer cidade deste País para assistir dez minutos de uma tempestade tropical assentado á beira de um Rio.Primeiro virão as garrafas Pet,depois restos de móveis,em seguida paus e árvores arrancadas da margem totalmente assoreada.Todo este espetáculo é aromatizado pelo cheiro horroroso do esgoto que cai "in natura" no leito do Rio.Consequência : transbordo,transtorno e prejuízo para todos os lados.Nossa primeira atitude é detonar os Governantes.A segunda atitude é pensar em mudar de residência.Mas sabe qual seria nossa mais importante atitude ? Mudar nossos hábitos.Há muito que podemos fazer para modificar o meio em que vivemos.
E o Governo ?
Se você faz parte da parcela da sociedade que acredita na transformação da mesma através dos meios institucionalizados,comece a se organizar e cobrar : nas Escolas,nas Associações de moradores, nos Sindicatos,nas Igrejas,nos Partidos Políticos,dos Prefeitos, dos Vereadores,etc.

Agora,se você não acredita em mais nada.Mude para a Suíça.