quarta-feira, 5 de junho de 2013

Julgando pelas Consequências.

Sinto um ardor constante da sociedade pela Redução da Maioridade Penal.Me debrucei sobre este assunto por longo tempo.Quero aqui, te convidar para um raciocínio lógico.
De olho no número absurdo de envolvimento juvenis em roubos,assaltos,assassinatos,estupros,nossa mídia aproveita a grande atração que a raça humana tem pela barbárie.A velocidade e a quantidade de informação teve um aumento exponencial na últimas décadas.Um garoto mata alguém lá nos confins do Brasil e logo todo mundo fica sabendo.A pena para menores que cometem crimes são medidas sócio-educativas em Centros que são máquinas de fazer bandidos.Se um menino é pego com 10 pinos de cocaína ou estuprou e matou,o local deste "tratamento sócio-educativo" é o mesmo.Entram diferentes,mas saem iguais : bandidos treinados.
Alguém aí conhece pena mais terrível do que a pena de morte ? Claro que não !!! Pois bem, nos Estados Unidos da América ,alguns Estados da Federação condenam à morte e outros não.Sabe qual é a diferença da quantidade e da qualidade dos crimes nestes Estados ? NENHUMA.Uma coisa é certa,com a Redução da Maioridade Penal, teremos um aumento significativo de nossa população carcerária.Mais despesas num sistema que vive estrangulado ao extremo.Você tem certeza de que a Redução da Maioridade Penal reduzirá a delinquência juvenil no País ? Claro que não !!!
Nossos olhos sanguinários estão presos nas consequências de um País que, literalmente, não investe nos seus jovens.As causas ,e as causas? Só faria sentido reduzir a Maioridade Penal se ela tivesse como consequência uma redução significativa no número dos crimes praticados por nossos jovens.Mas não terá,pois a base que forma estes desvios de caráter ficará intacta.O custo benefício desta Redução será muito negativo e o ciclo continuará o mesmo: jovens-falta de educação-humanidade-respeito-delinquência.
Sabe o quê eu sinto ? Queremos pegar um atalho,que não vai dar em lugar nenhum.Os Governantes,formadores de opinião,empresários,vingadores, querem uma solução simples e rápida.Sentirão algo do tipo: demos uma resposta à sociedade !!! Mais uma lei que custará horrores aos cofres públicos,mas que não alcançará seu  objetivo.
Agora, te convido a pensar : por qual razão anda o mundo tão violento ?