quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vai vendo!!!!

ANGRA NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

10 de julho de 2013 às 15:42
Investimento na manutenção do Hospital da Japuíba também avança junto ao Governo Federal

O secretário municipal de Saúde de Angra dos Reis, Dr. Carlos Vasconcellos, passou os últimos três dias em Brasília e voltou da capital federal com um pacote de boas notícias para a Saúde angrense. Segundo Carlos, Angra dos Reis será diretamente beneficiada pelas medidas anunciadas esta semana pelo Governo Federal, inclusive através do programa Mais Médicos. Outro resultado importante da visita foi o avanço nas negociações para o custeio do Hospital da Japuíba, que será feito em parceria com o Ministério da Saúde.

— Estamos pedindo ao menos a metade desse custeio como contrapartida e o Ministério está analisando. De qualquer forma, recebemos sinal verde, ou seja, o Governo Federal será nosso parceiro — adiantou Carlos, que prevê concluir a negociação na semana que vem.

Ainda de acordo com ele, a contratualização do acordo entre Ministério e Prefeitura obrigará que o município atenda a algumas exigências para o Hospital. Entre elas estão a ampliação da UTI pediátrica para 10 leitos. O Hospital também deverá ter caráter de regional, como já acontece com outros projetos da Saúde como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tão logo conclua a negociação com o Ministério, a Prefeitura de Angra já terá condições de abrir o Hospital.

Entre as medidas do programa Mais Médicos que beneficiarão Angra estão a possibilidade de abertura de uma faculdade de Medicina na cidade. O acordo envolve os Ministérios da Saúde e Educação e também uma universidade privada ou pública. Os estudantes fariam residência médica no Hospital da Japuíba e na rede de Saúde do município (Samu, vigilância em saúde, atenção básica e rede especializada). A escolha da instituição de ensino será feita pelo Ministério da Saúde por chamamento público. Outros cursos na área de Saúde, como enfermagem, nutrição, serviço social e odontologia poderão ser agregados ao projeto inicial. Além de Angra dos Reis, no interior, apenas Araruama e São Gonçalo foram incluídos nesse programa.

O Ministério da Saúde também anunciou, em Brasília, reforço nos repasses financeiros ao município. Um deles será através do Piso da Atenção Básica (PAB) na Saúde, com aumento de cerca de R$ 40 mil mensais. Também será elevado o valor dos repasses ao Samu Regional, com aumento de cerca de R$ 300 mil anuais.

Finalmente, o Ministério da Saúde ainda demonstrou interesse em apoio uma integração entre Angra dos Reis e a cidade de Curitiba (PR) para aproveitar o modelo da capital paranaense de articulação entre o Saúde da Família (ESF) e as emergências locais.

— Foi além da nossa expectativa inicial. Desde o início do ano temos tido muito apoio do Ministério da Saúde e por isso mesmo estamos ampliando as ações em parceria. Essa é uma determinação da prefeita e a Saúde está buscando estes recursos. Tenho certeza de que conseguiremos abrir o Hospital da Japuíba ainda este ano — disse o secretário.

Durante sua estada em Brasília, o secretário municipal de Saúde de Angra ainda foi eleito secretário extraordinário de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).