quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você é feliz ? Será?

Dedico este texto ao meu amigo ,irmão e Pastor Alcir Bahia.
Amados,a ideia reducionista de vida não é possível,o homem como ser isolado não é possível;portanto,temos que conviver com a inevitável realidade holística.Temos que,por necessidade, convivermos em comunidades.Haverá então a interação entre seres humanos, e a pergunta que faço agora é a seguinte: como se sair bem nesta difícil tarefa ?
A família é uma pequena comunidade,uma rua abriga um conjunto de famílias ainda maior,progressivamente, virão uma Cidade, Estado ,País,enfim, o Mundo.Podemos transitar neste meio de várias formas: em pequenos grupos formados por afinidades,grupos formados por interesses sociais,grupos formados por ideologias políticas,grupos forçados pelas necessidades,grupos formados por credos religiosos.Inevitavelmente, acabamos formando agrupamentos.Então te faço uma segunda pergunta: você tem se associados às pessoas por quais afinidades ?
Via de regra, as pessoas buscam o conforto material,a segurança,o prazer, a felicidade(?).Você  deve estar se perguntando: qual o motivo desta interrogação após a palavra felicidade ? Mas você é realmente feliz ?Tem segurança disto ?
Foi ao colocar em xeque meu conceito de felicidade que fiz deslumbrantes descobertas.Para começo de conversa, descobri que não era feliz.Fiz a dura descoberta de que colocava minha forças, minhas esperanças em coisas passageiras,que meu mundo era (embora vivendo em meio a tantas pessoas )  reducionista.Eu amava o imediatismo,com isto, fiz centenas de castelos de areia;vivi ao sabor dos ventos,ventos que me arremessaram por precipícios onde convivi com dores e decepções inarráveis.Como dizem por aí, um dia a casa caiu !!! No meio dos escombros da minha própria vida ,visualizei uma luz no fim do túnel : era eu mesmo gritando por socorro.
Sempre fui ótimo para falar de tudo,mas péssimo para dividir os meus problemas.Convivi com toda imundícia deste mundo.Foi numa manhã de  Domingo que meus gritos roucos de socorro foram ouvidos.Um apelo Pastoral,um arrebatamento do Espírito Santo,um novo homem ressurgiu.Descobri que minha vida só faz sentido se for vivida para a Honra e a Glória de Deus."Descobri sem querer a vida".Jesus fala todos os dias ao meu coração : "E como Moisés levantou a serpente no deserto,assim  é necessário que o filho do Homem seja levantado.Para que todo aquele que nele crê,não pereça,mas tenha vida eterna".João 3-14,15.