quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FALANDO SEM MELINDRES.

Num dado momento,uma pessoa alheia à política partidária, me perguntou: qual a razão de certas pessoas rejeitarem tanto o Partido dos Trabalhadores? Afinal,não são todos iguais?
A tarefa de responder esta pergunta não é fácil.Mas,para começo de conversa,vamos eliminar a segunda pergunta.O Partido dos Trabalhadores não é igual aos outros.O PT é diferente!!! Foi formado de forma única.Tem uma organização nacional de causar inveja.Um fato recente ilustra muito bem isto: mais de 400 mil filiados participaram das últimas eleições democráticas realizadas pelo partido.
A década de 80 fervilhava com os ares de abertura democrática .Foi neste momento que me deparei com algo novo e fascinante.Aqui abro um parênteses para dizer que eu namorava com o Movimento Revolucionário 8 de Outubro,quando a possibilidade de fazer parte de um partido novo,formado por comunidades de base da igreja católica,estudantes,professores,revolucionários,bancários,movimentos sociais diversos e ,principalmente,operários,me apaixonou.Foi amor a primeira vista.O PT foi crescendo e é ,hoje,o maior e mais importante partido político do País.Isto tem preço.Alguns deles estão sendo pagos por companheiros presos na Papuda.
Existe uma elite que não engole o espaço ocupado por pessoas que não possuem sobrenomes oriundos da era colonial deste País.Quer um exemplo? Quando cheguei em Angra-já no final da década de 80- o PT ocupava a Prefeitura com um Cirurgião Dentista de origem asiática,seguiu-se a ele um metalúrgico,que foi substituído por um negro de origem simples.Estes fatos foram dolorosos para as elites dominantes do município.Nome com o estes,jamais chegariam ao poder se um partido com as características democráticas,que só o PT tem,não fosse criado.O PT comete e cometeu erros? É óbvio que sim!!!! É composto por seres humanos.Mas,nos últimos 10 anos, o País passou por transformações sociais e econômicas profundas.Há como negar isto?
Para dar uma resposta exata,talvez seja necessário um tratado psicosocial.Porém,em linhas gerais,fica fácil atacar quem existe de fato,mantém uma postura de apresentar o que pensa e como pensa.Concluo dizendo o seguinte: o Partido dos Trabalhadores é vencedor e os vencedores incomodam.