segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

QUANTO CUSTA UMA REPUTAÇÃO?

Cada vez que cometo um erro,me envergonho.Custa-me muito o apreço alheio.Não vivo para agradar ao próximo,não sou refém disto,mas me sinto constrangido quando uma atitude minha não agrada.Uma palavra,um gesto,enfim,sinto um desconforto  imenso quando não realizo o que estava ao meu alcance.Sendo assim,o que pensam de mim tem muita importância.Isto,num mundo em que ninguém assume os erros que comete,me parece fundamental.Porém, é preciso que o senso de justiça impere,senão,vemos o universo que lutamos para construir desmoronar.
Em busca de explicações,tenho observado o movimento que as pessoas ao meu derredor têm feito.É estranho como as pessoas optam por relações superficiais,sempre em busca de obter um ganho momentâneo.As amizades são volúveis,não resistem ao primeiro solavanco da realidade.E ,no mundo real, o que mais fazemos é entrar em rota de colisão com o próximo.E o que ontem era amor vai se tornando outro sentimento.A maioria das amizades ,não sobrevivem ao necessário convívio.Assim sendo,é mais fácil fazer a fila andar,sempre haverá outra pessoa para se desenvolver um laço superficial de convívio.E,de forma cíclica,podemos esquecer o que houve e voltarmos os velhos e frágeis  laços que foram rompidos num passado próximo.Mas,olharmos nos olhos e resolvermos as eventuais diferenças para que possamos aprofundar os laços de respeito,carinho...isto não,dá muito trabalho.Além do que,é preciso ceder,admitir que errou.E isto,nem pensar!!!
Seres feridos são terríveis.Saem por aí detonando.Sempre adjetivando um pouco mais as falhas do outro que lhe feriu.O preço de uma reputação vale o quanto eu preciso de vingança.Sente-se prazer em ver o outro reduzido ao limite do possível.É um exercício de dissolução do caráter do outro.Não há ética,não há misericórdia.Paga-se um preço alto por um escorregão que se dá.Uma amizade pode ser um bem precioso ,mas,pode ser um martírio quando são construídas sobe princípios ético e morais fragilizados.Por isto,escolha bem seus amigos.Trave com eles um relacionamento com limites bem claros.O principal limite é o respeito.Se alguém  convive contigo desrespeitando os limites dos outros,este alguém não terá o menor pudor em jogar por terra a sua preciosa reputação.