sábado, 12 de julho de 2014

ELEIÇÃO É COISA SÉRIA.

Se te perguntarem quantas vezes você já votou e em quem você depositou sua confiança ao longo da sua vida,você se lembraria? O primeiro voto,os últimos? Então,sabe de cor? Vamos um pouquinho mais além: você sabe o "porquê"votou em seus escolhidos? Se lembra,as motivações foram sempre as mesmas ou,pelo menos,parecidas?
Estas perguntas todas te deixaram tonto? Pois é,não era para ser assim! Era para o eleitor saber para quem votou,as motivações.As razões que nos levam a depositar confiança em um candidato, não deveriam variar muito do conjunto de qualidades que vou elencar: preparo,honestidade,projeto e representação social.Uma análise mais profunda destas motivações ,poderiam nos levar a outras qualidades inerentes a estas.Mas,nunca muito distante disto.Porém,desgraçadamente,estamos longe de fecharmos esta equação.Pelo contrário,nossos votos são,quase sempre,afetivos,econômicos,resultantes de favores.Daí, estarmos tão confusos na busca por uma retrospectiva histórica de nossas escolhas passadas.Somos reféns de nossas próprias necessidades e escolhas.Este é o motivo pelo qual nossa democracia está tão contaminada em sua busca por plenitude.Se somos tão volúveis,de que forma podemos exigir firmeza de nossos eleitos?
Mais uma disputa ferrenha se avizinha.São muitos nomes,muitas propostas,muitos partidos políticos,muitas mentiras,muita grana,muitos interesses.E você? Você é dono de só um voto.Aparentemente,sua escolha não influencia nada.Mas o problema está exatamente nas aparências! Seu amigo que trabalha para o candidato x,aparentemente,não influenciará nada;o pré-candidato a político que pede seu apoio para o candidato y,também não;o Pastor ,o Padre,o Presidente do Sindicato de classe,o líder comunitário,eles,aparentemente,não mudam nada.Ledo engano eleitor,está turma,via de regra,têm interesses inconfessáveis.Pautam sua vida,sem que você se dê conta.Te induzem ao erro,pois para eles,hipocritamente,já está tudo resolvido em seus acordos espúrios.Aqui,fazemos uma pausa para dizer que existem sempre as exceções à regra.Que isto fica bastante claro.
Sabe como não deixar que isto ocorra? Faça suas escolhas pautado em informações sólidas,perca um tempinho interrogando e investigando sobre a vida pregressa dos proponentes.Sua crença,sua formação intelectual,sua participação social,sua vida financeira,sua ficha jurídica,sua história familiar.Como diz o título da postagem: eleição é coisa séria.Se mesmo depois de tudo isto,seu escolhido não cumprir o que você esperava dele como homem público,pode ter uma certeza: você vai dormir em paz! Mas,se por ventura,você votar em quem não reúne estes predicados,aí sim,você tem grande participação nos desmandos costumeiros deste País.Pode ter certeza,é uma questão de consciência.Prepare-se ,eles estão vindo aí!!!