sábado, 27 de julho de 2013

E Agora ?

A sociedade dos meus sonhos não é feita apenas de ativistas.
Virou moda a interrogação via rede social.O cidadão formula uma pergunta e lança na rede.Daí vale tudo,se questiona a tudo e a todos.Sempre convivi com muita dificuldade com pessoas que dão o diagnóstico dos problemas,mas não apresentam caminhos para solucioná-los. O engajamento cibernético trará soluções para nossos problemas cotidianos ?
É desta pergunta que partirá meu raciocínio.A sociedade brasileira vai caminhando velozmente na onda de informações desencontradas,sem embasamento técnico, sem estudo estatístico,sem fundamento.Possibilidades se tornam verdades absolutas,mentiras são juradas como verdades consistentes;enquanto, nosso povo,carente de formação intelectual,vai abraçando ideias,fatos,rumores como se fosse uma bandeira a ser defendida até a morte.Corremos o risco de morrermos de decepção.
Baseado em ideias dispersas da rede social, o povo foi para as ruas,a confusão era tanta,que nem quem debruçou toda a sua vida sobre as movimentações sociais achou resposta consistente para os acontecimentos.Existe um vácuo,neste vácuo entrou a violência que hibernava dentro dos descontentes.Eu era menino ainda e me tacharam de que eu "era do contra",não era fácil,mas sobrevivi,mesmo achando que o mundo era um desperdício de esforços.Na verdade, eu não era do contra,só não me omitia.Os tempos passaram e me mudaram da classe de "do contra" para rebelde.Um amigo me disse: sossega Ulisses,o que o povo faz hoje é o que você fazia no movimento estudantil.Não é verdade.
A luta do movimento estudantil do final da década de 70 e todo os anos 80 tinha um objetivo  único : um País democrático,no nosso sonho a democracia em si seria solução para tudo.Mas não é.Precisamos adestrar este tal estado democrático de direito,que traz consigo vícios terríveis,mesmo sendo ainda o melhor sistema de governo.E é neste estado democrático que deparamos com corrupções diária,saúde precária,educação sofrível,políticos viciados , ativistas baderneiros,esgoto ao céu aberto,enfim,estamos sendo derrotados pela liberdade.
Parafraseando um internauta questionativo  de Angra,fica a pergunta : E Agora ?